Oportunidade extra

'Dia D' de vacinação acontece neste sábado no Rio, Niterói e SG

Cada cidade montou um campanha especial de imunização

Dia D de Vacinação acontece neste sábado
Dia D de Vacinação acontece neste sábado |  Foto: Lucas Benevides/Ascom Niterói

As cidades do Rio, Niterói e São Gonçalo realizam neste sábado (6) o "Dia D" de vacinação, no entanto cada município montou uma programação para a campanha especial de oportunidade extra de imunização para as diversas faixas etárias. 

No caso do Rio de Janeiro, o "Dia D" será apenas contra a Influenza, em diferentes pontos da cidade. Aqueles que desejarem se vacinar, podem ir aos mais de 500 locais de imunização, das 8h às 17h, entre unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e postos extramuros implantados em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, praças, entre outros, facilitando o acesso à da população alvo. Confira os pontos de vacinação aqui.

“O objetivo é alcançar cobertura de 90% dos grupos prioritários, o que corresponde a cerca de 2 milhões de pessoas na cidade. A vacina é destinada para os seguintes grupos prioritários: idosos, crianças de seis meses a 5 anos, trabalhadores de saúde, trabalhadores da educação, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias pós-parto), integrantes das forças de segurança”, informou a Prefeitura do Rio.

Em Niterói, a Prefeitura preparou uma mobilização e intensificação da 25ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza para grupos prioritários e de reforço de aplicação da vacina bivalente da Campanha Nacional de Vacinação contra a covid-19. Os pontos de vacinação funcionarão das 8h às 17h, com a entrada permitida até as 16h. Você pode conferir os pontos de vacinação na cidade aqui.

Ainda segundo o governo municipal, a vacina bivalente contra a covid-19 está liberada para todas as pessoas com 18 anos de idade ou mais que tenham recebido ao menos duas doses da vacina contra a doença e que já tenham o intervalo de quatro meses da última dose.

Já para a vacina contra a influenza, o público-alvo são os grupos prioritários, do qual fazem parte idosos com 60 anos e mais; trabalhadores da saúde; crianças com idade entre 6 meses a 6 anos; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário, passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; forças de segurança e salvamento; forças armadas; funcionários do sistema de privação de liberdade; população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas”.

Já no Rio de Janeiro, o Dia D será apenas contra a Influenza, em diferentes pontos da cidade. Aqueles que desejarem se vacinar, podem ir para os mais de 500 pontos de imunização, das 8h às 17h, entre unidades de Atenção Primária (clínicas da família e centros municipais de saúde) e postos extramuros implantados em locais como associações de moradores, igrejas, shoppings, escolas, praças, entre outros, facilitando o acesso à da população alvo. Confira os pontos de vacinação aqui.

Já em São Gonçalo, o "Dia D" será voltado para a atualização da caderneta de crianças e adultos. A ação acontecerá em 54 unidades de saúde, que também funcionarão das 8h às 17h. Para se vacinar, basta levar sua caderneta de vacinação e o cartão do SUS. A vacinação será liberada para todos os gonçalenses com mais de 6 meses. Confira os pontos de vacinação, neste link aqui.

“Estarão disponíveis a vacina da gripe, a bivalente contra o coronavírus para os gonçalenses com mais de 18 anos e todas as demais vacinas do calendário de rotina disponíveis na rede de saúde, com exceção da BCG", informou a Prefeitura de São Gonçalo. 

Assim, os gonçalenses poderão tomar mais de uma vacina no mesmo dia. Só a vacina da febre amarela que não pode ser realizada, simultaneamente, com a vacina tríplice viral ou tetra viral para crianças com menos de 2 anos. Nesse caso, deve-se respeitar o intervalo de, no mínimo, 15 dias entre as doses. Todas as outras podem ser aplicadas no mesmo dia. 

< Envolvidos em morte de menina esmagada por alegoria viram réus Pandemia de Covid-19 ainda não acabou; entenda <